Iphan destina recursos para reformar Estação Ferroviária de Goiânia

Edifício é um dos mais simbólicos da capital de Goiás; obras devem ser concluídas até o fim de 2018

Iphan destina recursos para reformar Estação Ferroviária de Goiânia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia
- Estação entre os anos de 1950 e 1980

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai repassar R$ 5,87 milhões para a reforma da Estação Ferroviária de Goiânia. A ordem de serviço foi assinada nessa quarta-feira (13) entre o Iphan e a prefeitura da cidade. O local, que tem um acervo Art Déco, é um dos principais ícones da capital de Goiás. 

A obra será executada pelo Iphan com apoio da prefeitura. Antes de iniciar os trabalhos, será realizado um detalhamento do projeto executivo da obra. Estão previstos a restauração dos dois afrescos de Frei Nazareno Confaloni, serviços de paisagismo e implantação de equipamentos urbanos ao redor da estação. 

Essas intervenções irão atender às necessidades propostas pela Secretaria Municipal de Cultura. A restauração deve ser concluída até o fim de 2018. 

História 

A Estação Ferroviária de Goiânia foi inaugurada em 1950. Com afrescos de Frei Nazareno Confaloni, ela foi o destino de trens de cargas e passageiros que viajavam pela Estrada de Ferro Goyas por 30 anos. Em Goiânia, ela é considerada como um dos mais importantes edifícios da cidade. Por esse motivo, ela foi tombada pelo Iphan em 2002.


publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade


EDITORIAS
Logo Adjori BR rodapé.fw.png

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS DO INTERIOR DO BRASIL

SRTVS Quadra 701, Conjunto E - Bloco 01, nº 12, sala 209 - Brasília - DF  |  (061) 3964-1647  |  CEP 70340-902

brasilia@adjoribrasil.org.br  |  presidencia@adjoribrasil.org.br  |  editorial@adjoribrasil.org.br