Municípios vão unir esforços pela educação no Espírito Santo

Até o momento, 73 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes ou demonstraram interesse em fazer parte desse grande movimento

Municípios vão unir esforços pela educação no Espírito Santo

Alto Rio Novo, Vila Pavão e São Domingos do Norte realizaram, nos dias 19 e 20 de dezembro, solenidades de assinatura do termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, visitou os municípios para formalizar a parceria com as prefeituras.

"O Paes é um momento coletivo onde todos podem participar. É um espaço para debatermos em favor da juventude. Esta proposta não é para distinguir rede, mas sim para que todos os estudantes do Espírito Santo tenham um aprendizado igual. Agradeço aos municípios por aderirem ao Pacto e caminhar conosco nessa jornada em busca da melhoria da aprendizagem de nossos alunos", destacou Haroldo Rocha.

Na manhã de terça-feira (19), a solenidade de assinatura do Paes aconteceu no município de Vila Pavão, e contou com a presença do prefeito Irineu Wutke; do vice-prefeito José Wilson Vieira; da secretária municipal de Educação, Arlete Ramlow de Souza; da superintendente regional de Educação de Nova Venécia, Mardel Borges Colombi Sebim; diretores de escolas do município; vereadores; servidores da educação; entre outros.

"Essa parceria Estado/Prefeitura é necessária para outras necessidades do município, como as áreas sociais - saúde, educação e assistência social -, onde estão as maiores demandas e onde sabemos de antemão que fazem a diferença no futuro de toda a população, especialmente das crianças", disse o prefeito Irineu.

Já em Alto do Rio Novo, a solenidade foi realizada na quarta-feira (20). O evento contou com a presença do prefeito Luiz Américo Borel e demais convidados representantes do município. A solenidade de assinatura de São Domingos do Norte também foi realizada na quarta, e contou com a presença do prefeito Pedro Amarildo Dalmonte e demais autoridades do município.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

Com adesão dos municípios ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, ações serão desenvolvidas focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

Até o momento, 73 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes ou demonstraram interesse em fazer parte desse grande movimento de transformação e crescimento da aprendizagem das crianças e jovens do Espírito Santo. O secretário Haroldo Rocha está indo em todos os municípios para formalizar a assinatura do termo de adesão com os prefeitos.

Saiba mais

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão - que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem - que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte - que propõe estratégias para suprir a demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.


publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade


EDITORIAS
Logo Adjori BR rodapé.fw.png

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS DO INTERIOR DO BRASIL

SRTVS Quadra 701, Conjunto E - Bloco 01, nº 12, sala 209 - Brasília - DF  |  (061) 3964-1647  |  CEP 70340-902

brasilia@adjoribrasil.org.br  |  presidencia@adjoribrasil.org.br  |  editorial@adjoribrasil.org.br