Eletrônicos foram produtos mais comprados pela internet em 2014

Em 2014, 26,8 milhões de pessoas compraram eletrônicos pela web, segundo estudo da CNDL e SPC Brasil

Eletrônicos foram produtos mais comprados pela internet em 2014

Estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre consumo virtual, divulgado nesta segunda-feira (30), estima que, dentre os produtos comprados pela internet, os eletrônicos são os mais adquiridos.

A pesquisa foi realizada em janeiro de 2015, quando foram ouvidas 676 pessoas das 27 capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, de todas as classes sociais e que já fizeram alguma compra virtual. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais e a confiança é de 95%. A categoria de eletrônicos é composta por computadores, notebooks, tablets, câmeras digitais, celulares e acessórios, entre outros

No ano passado, segundo o levantamento da CNDL e do SPC Brasil, 26,8 milhões de pessoas compraram pelo menos um produto dessa categoria virtualmente, o que corresponde a 61% dos consumidores virtuais. Entre os homens, esse percentual chega a 71%. O valor médio desembolsado com cada compra foi de R$ 781, informaram a CNDL e o SPC Brasil.

A maior parte das compras é feita em sites nacionais (88%), diz o estudo. Os consumidores virtuais mostram índice de satisfação de 92% e são motivados, sobretudo, pela necessidade e oferta imperdível., informaram as entidades, acrescentando que 9% dos consumidores relatam problemas com as compras de eletrônicos feitas pela internet, sendo a entrega fora do prazo o principal motivo (3%).

"Esse tipo de produto costuma ter um valor agregado tão alto, que o consumidor prefere comprá-lo pela internet para poder pesquisar bastante e procurar o menor preço", avalia Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Acessórios para celulares e tablets

Além dos produtos eletrônicos, fazem parte do segmento pesquisado também os acessórios para celulares, tablets, informaram as entidades. O estudo mostra que, em 2014, 29% dos consumidores virtuais afirmam ter comprado acessórios para tablets e celulares pela internet, algo estimado em 12,7 milhões de pessoas.

A maior parte dessas compras é feita em sites nacionais (46%) e está associada a pessoas jovens e do sexo masculino. O índice de satisfação entre os consumidores de acessórios é de 88%. Apenas 14% tiveram algum problema. O principal motivo foi entrega fora do prazo (7%).

Principais motivos da compra da categoria

O principal motivo de compra apresentado pelo estudo é a necessidade, segundo os próprios entrevistados. De acordo com o levantamento, 45% dos pesquisados "precisavam muito" do eletrônico ao adquirir virtualmente. Já os acessórios, 48% compraram por necessidade. Em seguida, uma oferta com um preço imperdível é o segundo motivo que conquista os consumidores.


publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade


EDITORIAS
Logo Adjori BR rodapé.fw.png

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS DO INTERIOR DO BRASIL

SRTVS Quadra 701, Conjunto E - Bloco 01, nº 12, sala 209 - Brasília - DF  |  (061) 3964-1647  |  CEP 70340-902

brasilia@adjoribrasil.org.br  |  presidencia@adjoribrasil.org.br  |  editorial@adjoribrasil.org.br