A verdadeira voz do Brasil está nos jornais do interior, diz presidente da Adjori BR, Miguel Gobbi

Presidente da Adjori Brasil e da Adjori Santa Catarina, Miguel Ângelo Gobbi, fala sobre a importância da entidade nacional

A verdadeira voz do Brasil está nos jornais do interior, diz  presidente da Adjori BR, Miguel Gobbi
Foto:
- Gobbi: nossos jornais chegam a dois mil municípios brasileiros

Em entrevista à Adjori Sergipe, o presidente da Adjori Brasil e da Adjori Santa Catarina, Miguel Ângelo Gobbi,  fala sobre a importância da entidade nacional e da missão de unir, capacitar e fortalecer os jornais que falam diretamente com as comunidades brasileiras

Qual a importância da Adjori Brasil no contexto da mídia impressa alternativa?
Gobbi: A Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil - Adjori Brasil nasceu com o objetivo de fortalecer a ação de cada Adjori estadual e, com isso, promover a união, a capacitação e o fortalecimento dos jornais do interior do Brasil. Nosso papel institucional também é divulgar a força dos jornais do interior como eficientes veículos de informação das comunidades brasileiras.

Qual o alcance da Adjori Brasil atualmente?
Gobbi: A Adjori Brasil conta com cerca de 600 jornais locais, associados às respectivas entidades estaduais, responsáveis pela informação que chega diretamente a cerca de dois mil municípios brasileiros.

O que está sendo feito pela Adjori Brasil para que a entidade esteja presente em todos os estados da Federação?
Gobbi: A Adjori Brasil é formada por Adjoris estaduais. As primeiras signatárias da Adjori Brasil foram as Associações de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. Logo em seguida, a Adjori Sergipe e a Adjori Rondônia se incorporaram à entidade nacional. Cabe a cada um dos presidentes das Adjoris estaduais ajudar a trazer associações de jornais do interior de outros estados brasileiros para ampliar a presença da Adjori Brasil. O mais importante é que todos estejam juntos, com o mesmo objetivo de unir, capacitar e fortalecer a imprensa do interior, pois a soma desses jornais de pequeno porte é que são, verdadeiramente, a voz do Brasil.

Qual a sua avaliação sobre os jornais locais em relação à opinião pública?
Gobbi: Os jornais do interior, também chamados de jornais locais, quando circulam em uma única cidade, ou jornais regionais, quando abrangem um grupo de municípios – estão ganhando muita força , como veículos de informação das comunidades brasileiras. Os Governos Estaduais, as Assembleias Legislativas e também o Governo Federal têm mostrado grande interesse em se comunicar com as comunidades interioranas por meio da imprensa escrita. A sociedade civil organizada, como as Associações de classe, as Federações e as Confederações também estão percebendo que para se comunicar com o cidadão que vive no interior, seja na área urbana ou rural, o caminho é o jornal que circula no município, que fala diretamente com a sociedade local.

O que sua administração na Adjori Brasil pretende fazer para profissionalizar os jornais no Brasil?
Gobbi: A profissionalização é um caminho que não tem volta e que também não tem fim. Temos incentivado muito a capacitação e aprimoramento dos jornais por meio de cursos, palestras, seminários e treinamentos nas próprias empresas jornalísticas. Esse trabalho, cada Adjori estadual já desenvolve, especialmente nos Congressos realizados anualmente e que sempre incluem uma pauta técnica na programação. Nossa intenção é avançar ainda mais e para isso temos que ir buscar apoio da iniciativa privada e do poder público para proporcionar formação e aprimoramento em todas as áreas do jornal: redação, diagramação, websites, vendas e gestão empresarial.

Uma das vantagens dos jornais do interior é a exclusividade de assuntos locais, como o senhor vê essa questão?
Gobbi: É exatamente isso que nos diferencia. As notícias nacionais, internacionais e mesmo as estaduais você encontra em vários jornais e em vários portais na internet. Porém, a notícia do município, do bairro, da rua, essa só se encontra no jornal local, no jornal que vive a comunidade, que defende os interesses da comunidade, que é o elo entre o poder público e o cidadão, que divulga e preserva as tradições e a cultura das comunidades nas quais circula.


publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade


EDITORIAS
Logo Adjori BR rodapé.fw.png

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS DO INTERIOR DO BRASIL

SRTVS Quadra 701, Conjunto E - Bloco 01, nº 12, sala 209 - Brasília - DF  |  (061) 3964-1647  |  CEP 70340-902

brasilia@adjoribrasil.org.br  |  presidencia@adjoribrasil.org.br  |  editorial@adjoribrasil.org.br