Estratégias para aumentar o faturamento dos jornais encerram programação do Congresso da Adjori/PR
16/09/2017 13:15
Roberto Gomes e Roque Lopes deram dicas para ganhar dinheiro com publicações legais e calendário comercial
Encerrando a programação do 25º Congresso da Adjori/PR, Roberto Gomes, diretor do grupo CG de comunicação, falou sobre as publicações legais, e como aumentar o faturamento do jornal com isso. "O critério que deve ser levado em conta para distribuição legal é que local e público o jornal atinge, conhecimento dos fatos e atos jurídicos relevantes", afirma.
Gomes explicou 31 fontes de receitas com publicações legais e suas particularidades, segundo ele uma das principais fontes de renda é o edital de protesto. "Notei que a maioria dos jornais de vocês tem uma ótima relação com o que deve ser o principal anunciante de vocês, que é a prefeitura. Não se enganem, nós precisamos dos políticos".
Também explicou como deve ser feito o modelo de publicação e o conceito de jornal de grande publicação, que é o que tem serviço de assinaturas e é vendido nas bancas do município em que é editado e distribuído. "Isso quer dizer que os jornais do interior precisam brigar pelas publicações legais em seus jornais".
Projetos especiais
Roque Lopes, diretor da agência Produtos Editoriais, falou sobre o calendário comercial como fonte de renda para os jornais. "Temos que ficar atentos ao calendário comercial, fazendo cadernos especiais, peças publicitárias. É possível hoje comprar modelos de cadernos já prontos produzidos por agências, o que facilita o comercial do jornal a trabalhar em outras campanhas próprias".
Ele afirma que deve haver um planejamento do ano para datas especiais, como copa do mundo, aniversários de associações, aniversários de sindicatos, educação para o transito.
Outro ponto importante é a responsabilidade social: "é importante o jornal levantar uma bandeira, isso cria envolvimento com a comunidade também".
Uma grande oportunidade é o marketing de conteúdo, uma maneira de engajar o público-alvo e crescer sua rede de clientes. "O enfoque não é publicar uma matéria institucional, mas fazer o cliente trazer uma matéria relevante para o leitor do jornal. Isso produz conteúdo, mas destaca o cliente. Essa é a chave", destaca.
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