Estratégias para aumentar o faturamento dos jornais encerram programação do Congresso da Adjori/PR

Roberto Gomes e Roque Lopes deram dicas para ganhar dinheiro com publicações legais e calendário comercial

Estratégias para aumentar o faturamento dos jornais encerram programação do Congresso da Adjori/PR

Encerrando a programação do 25º Congresso da Adjori/PR, Roberto Gomes, diretor do grupo CG de comunicação, falou sobre as publicações legais, e como aumentar o faturamento do jornal com isso. "O critério que deve ser levado em conta para distribuição legal é que local e público o jornal atinge, conhecimento dos fatos e atos jurídicos relevantes", afirma.

Gomes explicou 31 fontes de receitas com publicações legais e suas particularidades, segundo ele uma das principais fontes de renda é o edital de protesto. "Notei que a maioria dos jornais de vocês tem uma ótima relação com o que deve ser o principal anunciante de vocês, que é a prefeitura. Não se enganem, nós precisamos dos políticos".

Também explicou como deve ser feito o modelo de publicação e o conceito de jornal de grande publicação, que é o que tem serviço de assinaturas e é vendido nas bancas do município em que é editado e distribuído. "Isso quer dizer que os jornais do interior precisam brigar pelas publicações legais em seus jornais".


Projetos especiais

Roque Lopes, diretor da agência Produtos Editoriais, falou sobre o calendário comercial como fonte de renda para os jornais. "Temos que ficar atentos ao calendário comercial, fazendo cadernos especiais, peças publicitárias. É possível hoje comprar modelos de cadernos já prontos produzidos por agências, o que facilita o comercial do jornal a trabalhar em outras campanhas próprias".

Ele afirma que deve haver um planejamento do ano para datas especiais, como copa do mundo, aniversários de associações, aniversários de sindicatos, educação para o transito.

Outro ponto importante é a responsabilidade social: "é importante o jornal levantar uma bandeira, isso cria envolvimento com a comunidade também".

Uma grande oportunidade é o marketing de conteúdo, uma maneira de engajar o público-alvo e crescer sua rede de clientes. "O enfoque não é publicar uma matéria institucional, mas fazer o cliente trazer uma matéria relevante para o leitor do jornal. Isso produz conteúdo, mas destaca o cliente. Essa é a chave", destaca.

>>> Cerimônia de abertura do 25º Congresso da Adjori/PR é realizada nesta sexta-feira

>>> Adjori Brasil já tem novo presidente: Elízio Siqueira

>>> Programação do Congresso da Adjori/PR inicia com foco no conteúdo dos jornais do interior

>>> Valorização dos jornais locais e informação com credibilidade é abordada por Carlos Alberto Di Franco


publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade


EDITORIAS
Logo Adjori BR rodapé.fw.png

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS DO INTERIOR DO BRASIL

SRTVS Quadra 701, Conjunto E - Bloco 01, nº 12, sala 209 - Brasília - DF  |  (061) 3964-1647  |  CEP 70340-902

brasilia@adjoribrasil.org.br  |  presidencia@adjoribrasil.org.br  |  editorial@adjoribrasil.org.br