10 Anos da Lei de Falência e Recuperação de Empresas, por Rogerio Olsen da Veiga

Especialista em Direito Empresarial escreve que é momento de comemorar, mas também de refletir a necessidade de modernização da Lei

No ano em que enfrentamos uma grave crise no país e os indicadores econômicos apontam um crescimento de 31,9% das falências decretadas e de 17,2% dos pedidos de Recuperação Judicial neste primeiro semestre, ganha destaque a passagem do 10º aniversario da Lei de Falência.

Os avanços são inegáveis. Inspirada no modelo norte-americano, a Lei criou o instrumento da Recuperação Judicial e Extrajudicial para empresas em crise econômico-financeira, o que possibilita a criação de um plano de salvamento, a ser submetido à aprovação da maioria dos credores, adequado à realidade de cada empresa.

Permitiu ainda a venda de ativos de empresas em Recuperação, ou mesmo a venda integral da própria empresa falida, sem que o comprador assuma qualquer risco de responsabilização pelos passivos, o que acaba valorizando os ativos vendidos e favorecendo os credores, e também garantindo a continuidade da geração de empregos, pagamento de tributos e outros benefícios correlatos.

Também a criação de um período de proteção da empresa em crise contra diversas constrições judiciais, inclusive trabalhistas e fiscais, concedeu folego às empresas em busca de sua sobrevivência. Mas nem tudo são flores. A alardeada redução dos juros bancários, prometida ao tempo da edição da Lei, não aconteceu, mesmo tendo as instituições financeiras sido bastante favorecidas com a preferência concedida, no caso de falência, aos créditos com garantia real em relação aos créditos fiscais.

Além disso, a interpretação de que as chamadas “travas bancarias” não se submetem à Recuperação Judicial e de que os benefícios desta não se estendem aos avalistas das operações de credito, têm levado ao fracasso de alguns planos. De outro lado, o fato de alguns credores não acompanharem as Recuperações Judiciais tem causado a estes gravíssimos prejuízos, com a aprovação de planos que chegam até mesmo a perdoar a quase integralidade da dívida.

Enfim, é momento de comemorar, mas também de refletir a necessidade de modernização da Lei e de adaptação de sua interpretação ao contexto atual, observada a experiência desses 10 anos.

Rogerio Reis Olsen da Veiga, advogado, especialista em Direito Empresarial


publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade


EDITORIAS
Logo Adjori BR rodapé.fw.png

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS DO INTERIOR DO BRASIL

SRTVS Quadra 701, Conjunto E - Bloco 01, nº 12, sala 209 - Brasília - DF  |  (061) 3964-1647  |  CEP 70340-902

brasilia@adjoribrasil.org.br  |  presidencia@adjoribrasil.org.br  |  editorial@adjoribrasil.org.br