O futuro da Educação, por Fátima Rosana Genovez - Pedagoga

O futuro da Educação, por Fátima Rosana Genovez - Pedagoga

 O futuro da Educação

Cerca de 1,6 milhão de jovens de 15 a 17 anos, que deveriam estar cursando o Ensino Médio, estão fora da escola. Somente 16,5% dos jovens brasileiros de 18 a 24 anos cursam ou já cursaram uma universidade. Os dados do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas - refletem a realidade atual de nossa Educação. Esse é o futuro que esperamos para nossas crianças e jovens?

A garantia de uma Educação de qualidade, de uma escola que tenha atrativos para manter o interesse desses alunos que hoje fogem dos bancos escolares, passa necessariamente por uma reavaliação das metodologias de ensino. Nesse contexto, é preciso repensar porque estamos perdendo tantos alunos. Uma explicação pode estar no fato das escolas ainda estarem focadas no Ensino tradicional e desconectadas do futuro, que bate a nossa porta constantemente acenando com novas tecnologias.

Estamos, diariamente, em sala de aula, competindo pela atenção de nossos alunos, que estão mais interessados no mundo através dos seus tabletes e celulares, que os colocam a um clique de tudo. E por que não desfrutarmos dessa tecnologia em benefício do Ensino? Precisamos interagir com essa nova maneira de buscar conhecimento, saindo da passividade no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, para uma participação mais colaborativa, horizontalizada e, principalmente, conectada.

Encontrar uma nova maneira de ensinar, inserindo a tecnologia nas práticas pedagógicas, potencializando a aprendizagem e motivando os alunos a continuarem seus estudos, pode ser um caminho promissor para o futuro da Educação brasileira. E, nós, professores, assim como nossas escolas, precisamos estar preparados para esse futuro que já chegou.
 


publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade


EDITORIAS
Logo Adjori BR rodapé.fw.png

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS DO INTERIOR DO BRASIL

SRTVS Quadra 701, Conjunto E - Bloco 01, nº 12, sala 209 - Brasília - DF  |  (061) 3964-1647  |  CEP 70340-902

brasilia@adjoribrasil.org.br  |  presidencia@adjoribrasil.org.br  |  editorial@adjoribrasil.org.br