Sociedade presente na política, artigo do senador Paulo Bauer (PSDB-SC)

Durante a campanha eleitoral de 2010 passei pela pacata cidade de Anitápolis, na Grande Florianópolis. Ao entrar em uma farmácia para pedir votos, recebi um apelo da proprietária do estabelecimento, Anita David de Almeida Coelho. Pediu-me que, se eleito, fizesse algo para diminuir os impostos sobre os remédios. Ao chegar ao Senado, uma das minhas primeiras providências foi estudar o assunto. Descobri que o Brasil ocupa o triste título de “campeão mundial” na cobrança de tributos sobre medicamentos de uso humano, com cerca de 33%. Apresentei a Proposta de Emenda à Constituição 115/2011, a PEC dos Remédios, uma das duas únicas a ter recebido o apoio de todos os 81 senadores para ser debatida na Casa. A matéria acabou rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça pelos senadores que apoiam o governo federal, que não abre mão dos impostos. Vamos tentar aprová-la em uma última instância no Plenário do Senado Federal.

Em 2013, Jéssica Duarte, cidadã do município catarinense de Rio do Sul, soube do Projeto de Lei 260/2013, que apresentei para obrigar que produtos que contenham a lactose tenham a substância identificada no rótulo, algo que vai beneficiar 40% da população do país. Por ser intolerante à lactose, a jovem empreendedora criou um abaixo-assinado na Internet para apoiar a matéria. Hoje já são quase 20 mil brasileiros que defendem o projeto. Você pode também pode apoiar acessando este link: www.change.org/leidalactose. Aprovada no Senado, a matéria será avaliada na Câmara dos Deputados.

Estes são só dois exemplos de como a sociedade pode, e deve, participar da política. Fazer parte do processo eleitoral é importante, mas acompanhar seus representantes depois de eleitos é tão fundamental quanto. Atualmente, com a Internet, é cada vez mais fácil ser ouvido pelos políticos. Basta um simples e-mail ou uma mensagem por meio das mídias sociais para colaborar com sugestões, fazer denúncias e fiscalizar a atuação de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, deputados e senadores.
Sobre meu mandato, você pode se informar em www.paulobauer.com.br, www.facebook.com/paulobauer e twitter.com/paulobauer45. A eleição passou, é verdade. Mas a sociedade continua com o seu sagrado direito de se posicionar, participar, contribuir e cobrar.

Paulo Bauer
Senador da República
 


publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade


EDITORIAS
Logo Adjori BR rodapé.fw.png

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS DO INTERIOR DO BRASIL

SRTVS Quadra 701, Conjunto E - Bloco 01, nº 12, sala 209 - Brasília - DF  |  (061) 3964-1647  |  CEP 70340-902

brasilia@adjoribrasil.org.br  |  presidencia@adjoribrasil.org.br  |  editorial@adjoribrasil.org.br