GOVERNANÇA
Agro+ Integridade vai aumentar a eficiência do agronegócio brasileiro, diz Temer
13/12/2017 10:28
Com lançamento do programa, setor ganha em transparência também. Vantagens serão estendidas ao consumidor, acrescenta Temer

Foto: Portal Brasil
-
Lançado terça-feira (12), pelo Governo do Brasil, o programa Agro+ Integridade vai melhorar o ambiente e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência do agronegócio. A avaliação é do presidente da República, Michel Temer, ao discursar na cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
Segundo Temer, o Governo do Brasil tem na eficiência, tanto do setor público quanto da iniciativa privada, uma "preocupação central". "Hoje, nós damos outro passo para aprimorar o ambiente institucional do agronegócio e para torná-lo ainda mais eficiente", disse Temer.
"[O setor da agricultura] na verdade convivia com regras antiquadas, anacrônicas, convivia com regras literalmente centenárias, como revelou o ministro [da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] Blairo Maggi no lançamento do Agro+, no ano passado", afirmou.
Durante o discurso, Temer ressaltou a importância de todo o setor ligado à agropecuária, para a recuperação econômica do País. Ao estabelecer mecanismos de controle, todos saem ganhando. "Mais transparência dá ao setor mecanismos de controle, e reconhece e valoriza o consumidor brasileiro", disse.
Atuação conjunta
Ao discursar na cerimônia, Blairo Maggi lembrou que as medidas de governança foram adotadas após a deflagração da Operação Carne Fraca, em março. A ação apurou o envolvimento de funcionários que favoreceram frigoríficos em fiscalizações do órgão.
"Uma das lições que tiramos desse processo dentro de todo o trabalho que tivemos de mercados que fecharam de um dia para o outro (...) trouxemos instrumentos novos de gestão que esperamos que abra cada vez o mercado do Brasil e que o Brasil seja cada vez mais reconhecido pela sua agricultura e pecuária", ponderou.
Como funciona o programa
Com o programa, empresas do agronegócio que atuem de acordo com as regras vão participar de uma premiação anual denominada Selo Agro+ Integridade. O vencedor será escolhido por um comitê gestor, com o selo servindo como um comprovante de cumprimento das regras de transparência e ética.
Ao aderirem ao programa, as empresas precisam adotar regras que combatam e previnam a fraude e a corrupção em seus diferentes níveis. Instituição de códigos de ética e conduta, treinamento a dirigentes e empregados e criação de canal de denúncias e departamento para apurar e punir más condutas estão entre as medidas previstas.
Sustentabilidade
No campo da produção e sustentabilidade, as empresas precisarão obter um certificado de nada consta emitido pelo Ibama, comprovar que têm nome limpo em crimes ambientais e adotar o programa de baixa emissão de carbono por meio do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono).
Assim, as companhias e associações interessadas em conquistar o Selo Agro+ Integridade ao final do ano que vem deverão aderir às diretrizes propostas por meio da página do programa. O regulamento completo estará disponível até o final deste ano, e a premiação do selo será feita ao fim de 2018.
Mesmo que a empresa não ganhe o selo, ela terá o nome divulgado na pagina do Mapa na Internet junto às outras participantes. Com o programa, toda a cadeia produtiva ligada à agropecuária ganha em qualidade e segurança.